terça-feira, 16 de março de 2010

II Concerto da Temporada 2010


Data: 20 de Março de 2010 – Sábado
Horário: 16 h
Local: Centro Cultural Martin Cererê
End.: Rua 94-A, Setor Sul
Entrada Franca

PROGRAMA

THÉODORE DUBOIS (1837-1924)
Primeira Suíte para Sopros

DMITRI SHOSTAKOVICH (1906-1975)
Sinfonia para Orquestra de Cordas, Op. 110a
(Em memória das vítimas do fascismo e da guerra)

WOLFGANG AMADEUS MOZART (1756-1791)
Concerto nº. 3 para Violino e Orquestra



WNEVERI JOHNSON – Violino
ELISEU FERREIRA – Regente

Release
A Orquestra de Câmara Goyazes apresenta no próximo sábado, dia 20 de março, às 16h, o II Concerto da Temporada 2010. Sob a direção do maestro titular Eliseu Ferreira, o concerto contará com a participação, como solista, do jovem violinista Wneveri Johnson, aluno do prof. Alessandro Borgomanero. A realização é do Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Cultura – AGEPEL. A Entrada é franca.

No programa a orquestra executará três obras importantes do repertório clássico universal. O concerto abre com a Primeira Suíte para Sopros, do compositor francês Theodore Dubois. Em seguida será executada, pela primeira vez em Goiás, uma obra orquestral do compositor russo Dmitri Shostakovich: aSinfonia para Orquestra de Cordas, Op. 110ª. Essa sinfonia foi escrita em 1960 e dedicada à memória das vítimas do fascismo e da guerra. Na segunda parte do espetáculo será executado o concerto nº. 3, em Sol Maior, para Violino e Orquestra do compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart, com solos do violinista Wneveri Johnson.

O SOLISTA
WNEVERI JOHNSON iniciou seus estudos musicais com seus pais aos oito anos de idade. Posteriormente, recebeu orientação dos professores Aremir Souza e Salmo Lopes. Atualmente cursa Bacharelado em Violino na classe do prof. Alessandro Borgomanero. Participou de festivais, cursos de aperfeiçoamento, e master-classes com renomados professores, dentre eles Ênio Antunes, Laércio Sinhorelli, Luciano Pontes, Martin Tuksa (Áustria), James Alexander (EUA), Daniel Guedes e Albrecht Breuniger (Alemanha). Participou do programa FURNAS Geração Musical em 2004 e 2006. È integrante da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, frente à qual já atuou como solista.

O MAESTRO
ELISEU FERREIRA, natural de Anápolis, é Licenciado em Educação Artística, Bacharel em Clarineta e Mestre em Performance Musical pela Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás. Estudou clarineta com o prof. Luiz Gonzaga Carneiro e regência com o Maestro Emílio de César. Participou de festivais, cursos de aperfeiçoamento, e master-classes no Brasil e no exterior, tendo aulas com renomados professores, dentre eles, Dante Anzolini, Roberto Duarte, Aylton Escobar, Kirk Trevor, Tsung Yeh, Neil Thomson e Kurt Masur. Participou de cursos de Regência em Zlin e Kromeriz, na República Tcheca e no Royal College of Music em Londres, Inglaterra. Atuou como regente nos seguintes grupos: Orquestra Filarmônica de Goiás, Orquestra Jovem de Goiás, Orquestra Planalto Central, Orquestra de Câmara de Goiânia, Camerata Vocal de Goiânia, Banda Sinfônica do CEFET-GO, Orquestra Sinfônica de Goiânia. Desde 2002 é o Regente Titular da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, com a qual tem realizado um intenso trabalho didático, realizando séries de concertos em todo o Estado de Goiás. É também regente da Orquestra de Câmara Goyazes desde o ano de 2008.

A ORQUESTRA
Uma das unidades da Agência Goiana de Cultura – AGEPEL, A ORQUESTRA DE CÂMARA GOYAZES foi fundada em agosto de 1999 por músicos oriundos da antiga Orquestra Filarmônica de Goiás. Foi criada como instrumento de difusão de obras musicais escritas especificamente para orquestra de câmara. Já se apresentou em diversas cidades e eventos, dentre eles o Festival Vale do Café (RJ), Festival Internacional de Juiz de Fora (MG), Canto da Primavera (Pirenópolis) e Festival Internacional de Cinema Ambiental – FICA (Cidade de Goiás). Destacados solistas, nacionais e internacionais, se apresentaram frente à orquestra, tais como o oboísta Alex Klein (Sinfônica de Chicago), os violinistas Emanuele Baldini (Osesp) e Daniel Guedes, o violonista Turíbio Santos, o contrabaixista Milton Masciadri, além de artistas como o violeiro Roberto Correia e o cantor Marcelo Barra. De 2003 a 2007 a orquestra esteve sob direção do violinista Alessandro Borgomanero, voltando em 2008 à regência de Eliseu Ferreira, que já foi seu titular também entre os anos de 1999 a 2003.



Realização:
· Estado de Goiás
· Agência Goiana de Cultura Pedro Ludovico – AGEPEL

Um comentário:

Wneveri Johnson disse...

CURRICULO ATUALIZADO



WNEVERI JOHNSON; iniciou seus estudos de violino aos 16 anos com professor SALMO LOPES, atualmente cursa bacharelado na classe do profº Msº.ALESSANDRO BORGOMANERO.
Participou de festivais cursos de aperfeiçoamento, e master-classes com renomados professores, dentre eles destacam-se; Martin TUKSA,(AUSTRIA) James ALEXANDER (EUA), Daniel GUEDES, Albrecht BREUNIGER (ALEMANHA), SERGEY ARUTYUNYAN (RUSS/PORT) , Ino MIRKOVC(CROACIA), Alejandro DRAGO, Betina STEGMANN , Lyndon TAYLOR(EUA) e Elisa FUKUDA .
Finalista do concurso "Geração musical Furnas
1º "Concurso Jovens Talentos da EMAC-UFG"