quinta-feira, 29 de abril de 2010

III Concerto da Temporada 2010


Data: 04 de Maio de 2010 – Terça-feira
Horário: 20 h
Local: Centro Cultural Martin Cererê
End.: Rua 94-A, Setor Sul
Entrada Franca

PROGRAMA

· ESTÉRCIO MARQUEZ CUNHA (1941)
Movimento para Violoncelo e Orquestra (1ª audição mundial)


· JULIANO LIMA LUCAS (197?)
Concertino para Flauta e Orquestra de Cordas


· SERGEI PROKOFIEV (1891-1953)
Sinfonia Clássica, Op. 25


Moisés Ferreira dos Santos, Violoncelo
Miguel Fabrício de Oliveira, Flauta
Eliseu Ferreira, Regente


Release
A Orquestra de Câmara Goyazes apresenta na próxima terça-feira, dia 04 de maio, às 20h, o III Concerto da Temporada 2010. Sob a direção do maestro titular Eliseu Ferreira, o concerto contará com a participação de dois solistas goianos: o jovem violoncelista Moisés Ferreira dos Santos e o prof. Miguel Fabrício de Oliveira. A realização é do Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Cultura – AGEPEL. A Entrada é franca.

No programa a orquestra executará duas obras de compositores goianos em 1ª audição mundial: Movimento para Violoncelo e Orquestra do prof. Estércio Márquez Cunha e Concertino para Flauta e Orquestra de Cordas de Juliano Lima Lucas (aluno do prof. Estércio). Essas obras são dedicadas aos dois solistas da noite: prof. Miguel Fabrício de Oliveira (flauta) e Moisés Ferreira dos Santos (violoncelo). A execução dessas obras evidencia o fato de que temos compositores eruditos em plena atividade em nosso Estado. É uma boa oportunidade para o público conferir a música de concerto que é produzida em Goiás atualmente.

Terminado o concerto, será executada pela primeira vez em Goiás, a Sinfonia Clássica do compositor russo Sergei Prokofiev. Trata-se de uma obra-prima de rara beleza, sendo uma das composições orquestrais mais apreciadas do repertório do século XX.


OS SOLISTAS
MIGUEL FABRÍCIO DE OLIVEIRA é natural de Volta Redonda (RJ), onde iniciou seu aprendizado de flauta com as professoras Josefina Carneiro e Elizabeth Castro. Posteriormente, no Rio de Janeiro, estudou matérias teóricas na Escola de Música Villa-Lobos e Escola de Música da UFRJ, e flauta transversal com Carlos Alberto Rodrigues (Pró-Arte/ RJ), Lenir Siqueira e Celso Woltzenlogel (Escola de Música da UFRJ). É Bacharel em Música pela Universidade Federal de Goiás, onde se graduou em Flauta na classe do prof. Sérgio Barrenechea. Atualmente, leciona Flauta Transversal, Prática de Conjunto e História da Música Popular no Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França e Escola de Arte Veiga Valle, e integra a Orquestra Sinfônica de Goiânia como flautista e flautinista. Tem desenvolvido intensa atividade como professor e como músico camerista, através de trabalhos realizados junto aos principais nomes da música erudita e popular de Goiânia.

MOISÉS FERREIRA DOS SANTOS é natural de Anápolis, cidade onde iniciou seus estudos musicais no ano de 2003. Na Escola de Música de Anápolis estudou Teoria, Solfejo e Violoncelo na classe do prof. Aneir Luciano de Freitas. Em 2004 ingressou na Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, com a qual atuou como solista no Teatro Goiânia e no Centro Cultural Oscar Niemeyer. Atuou também como solista em concertos da Orquestra Sinfônica de Goiânia e Orquestra de Câmara Goyazes. Participou do 28º e 29º Festival Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília, onde recebeu orientação de Anatoli krastev e Fábio Presgrave. Em 2005 passou a receber orientação do prof. Gidesmi Alves. Participou como bolsista do 38º e 39º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, onde recebeu a orientação de renomados professores como Antônio Menezes, Dennis Parker, Jed Barahal e Alceu Reis. Participou também da Orquestra Acadêmica sobre a regência de maestros como Roberto Minczuk, Ronald Zolmann e Kurt Masur. Participou também das edições 2008 e 2009 do Festival Música nas Montanhas em Poços de Caldas – MG. Recebeu em maio de 2008 o Diploma de Destaque Cultural do Ano, pelo Conselho Estadual de Cultura de Goiás. Atualmente é integrante da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás e Orquestra de Câmara Goyazes. Recebe orientação do violoncelista Rodolpho Borges.

O MAESTRO
ELISEU FERREIRA, natural de Anápolis, é Licenciado em Educação Artística, Bacharel em Clarineta e Mestre em Performance Musical pela Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás. Estudou clarineta com o prof. Luiz Gonzaga Carneiro e regência com o Maestro Emílio de César. Participou de festivais, cursos de aperfeiçoamento, e master-classes no Brasil e no exterior, tendo aulas com renomados professores, dentre eles, Dante Anzolini, Roberto Duarte, Aylton Escobar, Kirk Trevor, Tsung Yeh, Neil Thomson e Kurt Masur. Participou de cursos de Regência em Zlin e Kromeriz, na República Tcheca e no Royal College of Music em Londres, Inglaterra. Atuou como regente nos seguintes grupos: Orquestra Filarmônica de Goiás, Orquestra Jovem de Goiás, Orquestra Planalto Central, Orquestra de Câmara de Goiânia, Camerata Vocal de Goiânia, Banda Sinfônica do CEFET-GO, Orquestra Sinfônica de Goiânia. Desde 2002 é o Regente Titular da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, com a qual tem realizado um intenso trabalho didático, realizando séries de concertos em todo o Estado de Goiás. É também regente da Orquestra de Câmara Goyazes desde o ano de 2008.

A ORQUESTRA
Uma das unidades da Agência Goiana de Cultura – AGEPEL, A ORQUESTRA DE CÂMARA GOYAZES foi fundada em agosto de 1999 por músicos oriundos da antiga Orquestra Filarmônica de Goiás. Foi criada como instrumento de difusão de obras musicais escritas especificamente para orquestra de câmara. Já se apresentou em diversas cidades e eventos, dentre eles o Festival Vale do Café (RJ), Festival Internacional de Juiz de Fora (MG), Canto da Primavera (Pirenópolis) e Festival Internacional de Cinema Ambiental – FICA (Cidade de Goiás). Destacados solistas, nacionais e internacionais, se apresentaram frente à orquestra, tais como o oboísta Alex Klein (Sinfônica de Chicago), os violinistas Emanuele Baldini (Osesp) e Daniel Guedes, o violonista Turíbio Santos, o contrabaixista Milton Masciadri, além de artistas como o violeiro Roberto Correia e o cantor Marcelo Barra. De 2003 a 2007 a orquestra esteve sob direção do violinista Alessandro Borgomanero, voltando em 2008 à regência de Eliseu Ferreira, que já foi seu titular também entre os anos de 1999 a 2003.

Nenhum comentário: