domingo, 18 de outubro de 2009

Concerto com Radegundis Feitosa e Orquestra de Câmara Goyazes

Data: 19 de Outubro de 2009 – Segunda-feira
Horário: 20 h
Local: Teatro Municipal de Anápolis
End.: Avenida Brasil, nº 200, Centro, Anápolis.
Entrada Franca

PROGRAMA

OSVALDO LACERDA – Abertura nº. 1
LARS ERIK-LARSSON – Concertino para Trombone e Orquestra
ORESTES FARINELLO – Toada para Orquestra
LEOS JANACEK – Suíte para Orquestra de Cordas
CÉSAR GUERRA-PEIXE – Mourão

Solista: Radegundis Feitosa
Regente: Eliseu Ferreira

Release
A Orquestra de Câmara Goyazes apresenta na próxima segunda-feira, dia 19 de outubro, às 20h, o Concerto de Abertura do II Festival de Música e Artes de Anápolis. Sob a direção do maestro titular Eliseu Ferreira, o concerto contará com a participação, como solista, do trombonista Radegundis Feitosa, considerado um dos melhores trombonistas do Brasil. A realização é do Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Cultura – AGEPEL. A Entrada é franca.
No programa a orquestra executará duas obras importantes do repertório universal e três obras de compositores brasileiros. Na primeira parte do concerto teremos a Abertura nº 1 do compositor paulista Osvaldo Lacerda, seguida pelo Concertino para Trombone e Orquestra do compositor sueco Lars Erik-Larsson, no qual participará como solista o trombonista Radegundis Feitosa. A segunda parte do concerto abre com a Toada do compositor paulista Orestes Farinello. Em seguida será executada a Suíte para Orquestra de Cordas do compositor tcheco Leos Janacek. O concerto termina com Mourão, obra para orquestra de cordas do compositor carioca César Guerra-Peixe.

O SOLISTA
RADEGUNDIS FEITOSA NUNES é doutor em trombone performance pela “The Catholic University of América” de Washington D.C., U.S.A(1991), Mestre pela “The Juilliard School” de New York, U.S.A(1987) e Bacharel pela Universidade Federal da Paraíba(1983).
Natural de Itaporanga-PB, estudou com Edmilson Pinto e integrou a “Filarmônica Cônego Manoel Firmino do Colégio Diocesano D. João da Mata, sob a direção de Severino Ferreira. Durante os estudos de Graduação foi orientado pelo Professor Jacques Ghesten, trombone principal da Orquestra Sinfônica da Paraíba na época e nos cursos de Mestrado e Doutorado pelo Professor Dr. Per Brevig, trombone principal do Metropolitan Opera House em New York-U.S.A. Foi premiado em concursos nacionais e internacional como o “East & West Artists” para debut no Canegie Recital Hall em New York, U.S.A.
Tem se apresentado como solista, camerista e instrumentista de Orquestra em centros musicais importantes do Brasil, Estados Unidos da América do Norte e Europa. Desenvolve atividade didática intensa no Departamento de Música da UFPB e nos vários festivais de música do Brasil. Foi o presidente fundador da Associação Brasileira de Trombonistas, é o trombone principal da Orquestra Sinfônica da Paraíba e trombonista do BRASSIL (Grupo de Metais e percussão).

A ORQUESTRA
Uma das unidades da Agência Goiana de Cultura – AGEPEL, A Orquestra de Câmara Goyazes foi fundada em agosto de 1999 com músicos oriundos da antiga Orquestra Filarmônica de Goiás. Foi criada com o objetivo de ser instrumento de difusão de obras musicais escritas especificamente para orquestra de câmara. Tem realizado uma grande quantidade de concertos em temporadas no Teatro Goiânia, além de numerosos concertos no interior do Estado. Considerada uma das melhores orquestras de câmara do Brasil, apresentou-se em diversos festivais como no Festival Vale do Café (RJ), no Festival Internacional de Juiz de Fora (MG), no Festival Canto da Primavera e no Festival Internacional de Cinema Ambiental (FICA). Solistas de renome nacional e internacional se apresentaram frente à orquestra, tais como o oboísta Alex Klein (Sinfônica de Chicago), os violinistas Emanuele Baldini (OSESP) e Daniel Guedes, o violonista Turíbio Santos e o contrabaixista Milton Masciadri, além de artistas como o violeiro Roberto Correia e o cantos Marcelo Barra. Esteve sob a direção do violinista Alessandro Borgomanero de 2003 a 2007. O maestro Eliseu Ferreira é novamente o regente titular, cargo que já exerceu de 1999 a 2003.
O MAESTRO
ELISEU FERREIRA, natural de Anápolis, é Licenciado em Educação Artística, Bacharel em Clarineta e Mestre em Performance Musical pela Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás. Estudou clarineta na Escola de Música de Brasília e também na Universidade de Brasília na classe do prof. Luiz Gonzaga Carneiro. Estudou regência com o Maestro Emílio de César por vários anos. Participou de festivais, cursos de aperfeiçoamento, e master-classes no Brasil e no exterior, tendo aulas com renomados professores, dentre eles, Dante Anzolini, Roberto Duarte, Aylton Escobar, Kirk Trevor, Tsung Yeh, Neil Thomson e Kurt Masur. Participou de cursos de Regência em Zlin e Kromeriz, na República Tcheca e no Royal College of Music em Londres, Inglaterra. Além de clarinetista, foi também Regente Assistente da Orquestra Filarmônica de Goiás. Foi o Regente Titular da Orquestra Jovem de Goiás, da Orquestra Planalto Central, Orquestra de Câmara de Goiânia, Camerata Vocal de Goiânia e da Banda Sinfônica do CEFET-GO. Trabalhou como Assistente do Maestro Emílio de César no Festival Eleazar de Carvalho em Fortaleza-CE por vários anos. Foi Regente Adjunto da Orquestra Sinfônica de Goiânia de 2003 a 2005. Desde 2002 é o Regente Titular da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, com a qual tem realizado um intenso trabalho didático, realizando séries de concertos em todo o Estado de Goiás. Desde 2008 é também Regente Titular e Diretor Artístico da Orquestra de Câmara Goyazes, grupo que já dirigiu entre 1999 e 2003.

Realização:
· Estado de Goiás
· Agência Goiana de Cultura Pedro Ludovico – AGEPEL

Nenhum comentário: