terça-feira, 17 de agosto de 2010

IX Concerto da Temporada 2010 da Orquestra de Câmara Goyazes

Data: 21 de Agosto de 2010 – Sábado
Horário: 17 h
Local: Teatro Escola Basileu França
End.: Avenida Universitária nº. 1750, Setor Leste Universitário
Entrada: R$ 2,00.
Os ingressos estarão disponíveis a partir das 16 horas, na Bilheteria do Teatro Escola.

Programa

CLAUDE DEBUSSY - Pequena Suíte para Orquestra
HENRY MIKOLAJ GÓRECKI - Três Peças em Estilo Antigo
FREDERICK DELIUS - Duas Peças para Pequena Orquestra
WOLFGANG AMADEUS MOZART - Concerto para Flauta e Orquestra em Ré Maior

Solista: JÔNATAS FERREIRA DA SILVA

Regente: ELISEU FERREIRA

Release
A Orquestra de Câmara Goyazes apresenta no sábado, dia 21 de agosto, às 17h, o IX Concerto da Temporada 2010. Sob a direção do maestro Eliseu Ferreira, o concerto contará com a participação da jovem flautista goiano Jônatas Ferreira da Silva. A realização é do Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Cultura – AGEPEL. A entrada custa R$ 2,00 e os ingressos estarão disponíveis a partira das 16 horas no dia do espetáculo.

No programa a orquestra executará obras de grandes compositores, com destaque para obras do século XX. Três Peças em Estilo Antigo, do compositor polonês Henry Mikolaj Górecki abrem o concerto, sendo seguidas pelo Concerto em Ré Maior para Flauta e Orquestra do grande compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart, com solo do flautista Jônatas Ferreira da Silva. Na segunda parte teremos as Duas Peças para Pequena Orquestra do compositor inglês Frederick Delius e a Pequena Suíte do grande compositor francês Claude Debussy.

São compositores importantes do repertório orquestral, mas quase nunca executados em Goiás. As obras de Górecki, Delius e Debussy são importantes no contexto da música do século XX, apresentando muitos aspectos interessantes e diferentes, possibilitando ao ouvinte uma experiência estética desafiante e enriquecedora.
O SOLISTA
JÔNATAS FERREIRA DA SILVA iniciou seus estudos aos 11 anos no Centro Cultural Gustav Ritter com o prof. Miguel Fabrício. Com 15 anos se formou no CEP em Artes Basileu França, e foi aprovado para participar da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, onde atua como 1ª flauta. Participou de vários festivais internacionais, dentre eles o Festival Internacional de Brasília, Festival Eleazar de Carvalho em Fortaleza, e Festival Internacional de Flautistas em Uberlândia. Nesses festivais recebeu orientação de grandes professores como Michel Bellavance, Marcelo Barbosa, Sérgio Barrenechea, Rogério Wolf, Jean Noel Saghaard e Toninho Carrasqueira. Participou de máster classes de Alexa Still, Nicole Esposito e Félix Hengli. Atuou sob a regência de grandes maestros, dentre eles Erich Lehninger, Maurice Perees e Lanfranco Marcelletti Jr. Atuou como músico convidado na Orquestra Sinfônica de Goiânia em 2009. Atualmente é integrante da Orquestra de Câmara Goyazes e Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás.

O MAESTRO
ELISEU FERREIRA, natural de Anápolis, é Licenciado em Educação Artística, Bacharel em Clarineta e Mestre em Performance Musical pela Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás. Estudou clarineta com o prof. Luiz Gonzaga Carneiro e regência com o Maestro Emílio de César. Participou de festivais, cursos de aperfeiçoamento, e master-classes no Brasil e no exterior, tendo aulas com renomados professores, dentre eles, Dante Anzolini, Roberto Duarte, Aylton Escobar, Kirk Trevor, Tsung Yeh, Neil Thomson e Kurt Masur. Participou de cursos de Regência em Zlin e Kromeriz, na República Tcheca e no Royal College of Music em Londres, Inglaterra. Atuou como regente nos seguintes grupos: Orquestra Filarmônica de Goiás, Orquestra Jovem de Goiás, Orquestra Planalto Central, Orquestra de Câmara de Goiânia, Camerata Vocal de Goiânia, Banda Sinfônica do CEFET-GO, Orquestra Sinfônica de Goiânia. Desde 2002 é o Regente Titular da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, com a qual tem realizado um intenso trabalho didático, realizando séries de concertos em todo o Estado de Goiás. É também regente da Orquestra de Câmara Goyazes desde o ano de 2008, grupo que já dirigiu também entre 1999 e 2003.

A ORQUESTRA
Uma das unidades da Agência Goiana de Cultura – AGEPEL, A ORQUESTRA DE CÂMARA GOYAZES foi fundada em agosto de 1999 por músicos oriundos da antiga Orquestra Filarmônica de Goiás. Foi criada como instrumento de difusão de obras musicais escritas especificamente para orquestra de câmara. Já se apresentou em diversas cidades e eventos, dentre eles o Festival Vale do Café (RJ), Festival Internacional de Juiz de Fora (MG), Canto da Primavera (Pirenópolis) e Festival Internacional de Cinema Ambiental – FICA (Cidade de Goiás). Destacados solistas, nacionais e internacionais, se apresentaram frente à orquestra, tais como o oboísta Alex Klein (Sinfônica de Chicago), os violinistas Emanuele Baldini (Osesp) e Daniel Guedes, os violonistas Turíbio Santos e Yamandu Costa, o contrabaixista Milton Masciadri, além de artistas como o violeiro Roberto Correia e o cantor Marcelo Barra. De 2003 a 2007 a orquestra esteve sob direção do violinista Alessandro Borgomanero, voltando em 2008 à regência de Eliseu Ferreira, que já foi seu titular também entre os anos de 1999 a 2003.

Realização:
Estado de Goiás
Agência Goiana de Cultura Pedro Ludovico – AGEPEL