terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Concerto de Abertura da Temporada 2010


Data: 28 de Fevereiro de 2010 – Domingo
Horário: 11 h
Local: Centro Cultural Martin Cererê
End.: Rua 94-A, Setor Sul
Entrada Franca
PROGRAMA

FRANZ JOSEPH HAYDN (1732-1809)
Concerto para Violoncelo e Orquestra em Dó Maior

FRANZ SCHUBERT (1797-1828)
Sinfonia nº. 5 em Si Bemol Maior


KAMYLLA LEAL – Violoncelo
ELISEU FERREIRA – Regente

Release
A Orquestra de Câmara Goyazes apresenta no próximo domingo, dia 28 de fevereiro, às 11h, o Concerto de Abertura da Temporada 2010. O evento marca também o encerramento do projeto Cererê em Pauta. Sob a direção do maestro titular Eliseu Ferreira, o concerto contará com a participação, como solista, da jovem violoncelista Kamylla Leal, considerada uma revelação da música clássica recente em Goiás. A realização é do Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Cultura – AGEPEL. A Entrada é franca.

No programa a orquestra executará duas obras importantes do repertório clássico universal. São obras de dois dos maiores compositores da Áustria, berço da tradição e desenvolvimento musical durante séculos. Na primeira parte da apresentação teremos o Concerto para Violoncelo e Orquestra em Dó Maior do compositor Franz Joseph Haydn. Na segunda parte do concerto será executada a Sinfonia nº. 5 em Si Bemol Maior, do compositor Franz Schubert.


A SOLISTA
KAMYLLA LEAL é natural de Itumbiara (GO). Seu primeiro contato com a música foi aos nove anos de idade, estudando teoria com seu pai Salmo Lopes Pereira e Violão Clássico com a professora Flavia Cruvinel no MVSICA Centro de Estudos. Três anos depois ingressou na classe de Violoncelo do professor Aneir Luciano de Freitas. No ano de 2006 recebeu orientação do prof. Jabez de Oliveira. No ano seguinte passou a estudar com o prof. Gidesmi Alves. Participou do 28º e 29º Festival de Verão da Escola de Música de Brasília, do Festival de Inverno de Brasília em 2005 e 2007, e também do Festival de Poços de Caldas de 2008. Nesses festivais estudou com Gustavo Tavares (Noruega), Raiff Dantas (SP), Anatolli krastev (Bulgária), Johannes Gramsch (Alemanha), André Micheletti (EUA), Robert Suetholz, Fabio Presgrave (SP), Rodolpho Borges (DF), David Garden (DF), Kayami Satomi e Matias de Oliveira, dentre outros. Foi finalista do Concurso de Cordas Paulo Bosísio de 2007. Ganhou 2º lugar em musica de câmera no concurso de Ituiutaba (MG). Foi aprovada para o Festival de Inverno de Campos do Jordão de 2008, onde atuou sob a regência do maestro Kurt Masur. Nesse festival, participou das classes dos professores Dennis Parker, Fred Pot e Antônio Meneses. É integrante da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás desde o ano de 2002.

O MAESTRO
ELISEU FERREIRA, natural de Anápolis, é Licenciado em Educação Artística, Bacharel em Clarineta e Mestre em Performance Musical pela Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás. Estudou clarineta com o prof. Luiz Gonzaga Carneiro e regência com o Maestro Emílio de César. Participou de festivais, cursos de aperfeiçoamento, e master-classes no Brasil e no exterior, tendo aulas com renomados professores, dentre eles, Dante Anzolini, Roberto Duarte, Aylton Escobar, Kirk Trevor, Tsung Yeh, Neil Thomson e Kurt Masur. Participou de cursos de Regência em Zlin e Kromeriz, na República Tcheca e no Royal College of Music em Londres, Inglaterra. Atuou como regente nos seguintes grupos: Orquestra Filarmônica de Goiás, Orquestra Jovem de Goiás, Orquestra Planalto Central, Orquestra de Câmara de Goiânia, Camerata Vocal de Goiânia, Banda Sinfônica do CEFET-GO, Orquestra Sinfônica de Goiânia. Desde 2002 é o Regente Titular da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, com a qual tem realizado um intenso trabalho didático, realizando séries de concertos em todo o Estado de Goiás. É também regente da Orquestra de Câmara Goyazes desde o ano de 2008.

A ORQUESTRA
Uma das unidades da Agência Goiana de Cultura – AGEPEL, A ORQUESTRA DE CÂMARA GOYAZES foi fundada em agosto de 1999 por músicos oriundos da antiga Orquestra Filarmônica de Goiás. Foi criada como instrumento de difusão de obras musicais escritas especificamente para orquestra de câmara. Já se apresentou em diversas cidades e eventos, dentre eles o Festival Vale do Café (RJ), Festival Internacional de Juiz de Fora (MG), Canto da Primavera (Pirenópolis) e Festival Internacional de Cinema Ambiental – FICA (Cidade de Goiás). Destacados solistas, nacionais e internacionais, se apresentaram frente à orquestra, tais como o oboísta Alex Klein (Sinfônica de Chicago), os violinistas Emanuele Baldini (Osesp) e Daniel Guedes, o violonista Turíbio Santos, o contrabaixista Milton Masciadri, além de artistas como o violeiro Roberto Correia e o cantor Marcelo Barra. De 2003 a 2007 a orquestra esteve sob direção do violinista Alessandro Borgomanero, voltando em 2008 à regência de Eliseu Ferreira, que já foi seu titular também entre os anos de 1999 a 2003.